Olá fursoal!

Nós, do staff do Furboliche, viemos através deste comunicado deixar claras algumas posições do Furboliche e em relação a inexistente rivalidade que, segundo alguns, está rolando entre nosso evento e o Abando, o acampamento furry brasileiro.
Antes de mais nada, é preciso esclarecer que o Furboliche e o Abando são eventos diferentes, com propostas diferentes e, sobretudo, com métodos de trabalho e comunicação que são próprios de cada staff – o que é natural.
O que ambos os eventos possuem em comum é o desejo de criar oportunidades de interação para os membros da nossa comunidade furry, além do mundo virtual.
De certa forma, os eventos são complementares e também se relacionam de maneira complementar com os diversos eventos, furmeets e atividades realizados em diversas cidades Brasil a fora e também na internet.

No entanto, por diversas vezes, escutamos em conversas com amigos do fandom que está sendo propagada dentro do fandom uma eventual rivalidade entre o Furboliche e o Abando, o qual refutamos veementemente. Não existe esse rivalidade.

Pode ter existido um ruído de comunicação, reforçado esse ano, pelos problemas ocorridos durante e após o Abando. Problemas esses que são notoriamente conhecidos, e se tornaram públicos através do próprio staff do Abando. Os problemas têm sido exaustivamente discutidos em diversas comunicações feitas em seus canais oficiais. Segundo o próprio staff, “o Abando 2015 poderia ter sido melhor” (e aqui fazemos a ressalva que qualquer evento de grande porte tem e terá problemas durante seu andamento. O próprio Furboliche enfrenta diversos desafios em todas as suas edições).
O fato é que a partir disso começaram comparações entre os eventos, que são vazias e inúteis já que, como dissemos anteriormente, são eventos diferentes.

Outro ponto levantado em diversas conversas no fandom tem a ver com críticas que o staff do Furboliche teria feito ou ainda faria ao evento Abando. O Furboliche e seu staff, em nenhum momento, fez ou fará qualquer crítica pública ao Abando. Alguns de nossos staffs foram abandistas nos últimos anos (e como abandistas, foram convidados a participar de pesquisa de opinião do Abando).
Nossos staffs que estiveram no Abando – na posição de abandistas – quando fizeram elogios, críticas, reclamações ou quando tiveram dúvidas, o fizeram via canais oficiais do Abando ou ainda em mensagens diretas e encontros pessoais com o staff do Abando ou com outros abandistas que estiveram no evento deste ano.

O Furboliche, enquanto evento, não tem crítica alguma a fazer em relação ao Abando, muito pelo contrário, agradecemos as diversas menções ao Furboliche, seja em suas redes sociais, ou mesmo no próprio evento. No Abando 2015, fomos autorizados a exibir o teaser do Furboliche 3.
O staff do Abando foi muito gentil em relação ao Furboliche em nosso início, inclusive com demonstrações públicas de apreço e apoio (como mostrado no vídeo do Furboliche 2).
Tentamos sempre retribuir o carinho com links para os eventos do Abando em nosso facebook, com links para as redes sociais do Abando nos nossos canais oficiais.

Isto posto, nós do Furboliche acreditamos que o furry fandom brasileiro é especial justamente por contar com diversos eventos que podem sim se comparar a similares realizados no exterior.
Nosso desejo é que tenhamos um fandom cada vez maior e mais forte, que sejamos respeitados no mundo todo. Acreditamos que esse seja o mesmo desejo do staff do Abando e todos os furries brasileiros.

Somos um fandom unido, sem divisões em grupos menores ou sub-fandoms com nomes próprios (algo tão comum nos fandoms dos países vizinhos).

Somos, com orgulho, parte do mesmo fandom do Abando, do Confuria, do FurSampa, do FurSantos, do Patas do Cerrado, do Furstrike, dos diversos encontros furries locais, das diversas atividades que existem na internet.

Somos furries e gostamos de estar no meio dos milhares de outros furries que são parte desse grupo único, que é o fandom brasileiro.

Somos privilegiados de fazer parte disto.

Somos um só fandom.